A partir do dia 1º de janeiro de 2023, as mulheres serão responsáveis por 29,7% da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua terceira passagem, de forma democrática, pelo Palácio do Planalto.
Na quinta-feira, 29, Lula anunciou a última leva de ministros para o seu terceiro mandato, incluindo mais cinco mulheres. O petista começará o seu governo com 11 ministras, distribuídas entre os 37 ministérios.
Lula quebra o recorde que pertencia à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que chegou a ter 10 ministras simultaneamente no seu primeiro mandato. Na época, Dilma também tinha 37 ministros e destinou 27% deles para as mulheres. No segundo mandato, a ex-presidente não conseguiu manter o nível de diversidade, tendo apenas seis ministras nos 39 ministérios (15,3%).
A cara do novo governo Lula terá como ministras: Ana Moser (Esporte); Anielle Franco (Igualdade Racial); Cida Gonçalves (Mulheres); Daniela do Waguinho (Turismo); Esther Dweck (Gestão); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Margareth Menezes (Cultura); Marina Silva (Meio Ambiente); Nísia Trindade (Saúde); Simone Tebet (Planejamento); e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
Comments