Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé, 82 anos, um dos maiores jogadores de futebol da história, morreu nesta quinta-feira, 29, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, de falência múltipla dos órgãos, resultado da progressão de um câncer. A passagem dele para o plano espiritual é o principal assunto não só no Brasil, mas também na imprensa internacional. O "Rei do Futebol", como era mais conhecido, tinha passado por um tratamento de tumor de cólon, devido ao qual ele se submeteu a uma cirurgia e quimioterapia.
Os principais jornais e sites do mundo, especialmente em países onde o futebol tem uma forte tradição e paixão do público, noticiaram a morte de Pelé, exaltando a sua importância nos campos e servindo de inspiração para muitos craques que vieram depois.
Uma das principais agências de notícias do mundo, a Associated Press (AP) afirmou que Pelé era "o poderoso rei do futebol bonito". Já o The New York Times, classificou o craque como o melhor jogador de todos os tempos.
Natural de Três Corações, em Minas Gerais, o craque foi internado em agosto de 2021 após exames de rotina detectarem o tumor no cólon direito - uma parte do intestino grosso. Operado, ele passou também por quimioterapia. Durante a a internação, Pelé atualizou os fãs com posts positivos no Instagram. "O bom humor é o melhor remédio e isso eu tenho de sobra. Não poderia ser diferente. É tanto carinho que tenho recebido, que estou com o coração cheio de gratidão", escreveu.
Comments