top of page
Buscar

"Lula deve puxar o Congresso mais para o centro", avalia analista político

mariocarvalhorib

O jornalista e analista político Antonio Augusto de Queiroz, mais conhecido por Toninho, antevê o movimento que Lula fará para conseguir apoio no Congresso para governar. “A ideia de que o governo vai ser mais à esquerda, no espectro político, é completamente equivocada. Lula vai buscar puxar para o centro o Parlamento, que está à direita, e buscar pacificar a sociedade que votou nesta direita mais radicalizada. Vai precisar de muito equilíbrio”, avalia o analista político nesta entrevista ao portal Congresso em Foco.

“A tendência é que seja governo social-democrata, mais de centro, que vai ter um período de transição, para reorganizar este país, que está desmontado pela ausência de racionalidade do governo anterior, que apostou no desmonte”, adverte o jornalista, que também é coluinista do Congresso em Foco.

Segundo ele, Lula tende a ter um cenário mais adverso do que o que encontrou em 2003, em seu primeiro governo. "Na ocasião, tinha o apoio consistente na Câmara de 207 deputados e 190 deputados na oposição. Os demais eram classificados como independentes, podiam apoiar o governo ou não conforme a votação. Agora, o petista deverá se defrontar com 204 opositores na Casa e ter o apoio consistente de 140. Embora se mostre mais hostil, a situação poderá ser mais facilmente revertida", avalia Toninho.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page